domingo, 29 de abril de 2012

NORDESTE TEM REDUÇÃO DE 58,6% NA MORTALIDADE INFANTIL

Escola da Comunidade do Pilar, uma das mais carentes do Recife: menos mortalidade, mais crianças na escola. Imagem: Alcione Ferreira/DP/D.A PressEscola da Comunidade do Pilar, uma das mais carentes do Recife: menos mortalidade, mais crianças na escola. Imagem: Alcione Ferreira/DP/D.A Press


Um país com drástica redução da mortalidade infantil e aumento da população com nível superior — mas que ainda carrega índices como quase metade da população sem ter nem o ensino fundamental completo. As disparidades fazem parte dos dados do Censo 2010 divulgados ontem pelo IBGE.


A queda da mortalidade infantil na última década foi um dos destaques: chegou a 47,6% no período. Em 2000, a cada mil crianças nascidas vivas, 29,7 morriam antes de completar um ano de idade. Em 2010, eram 15,6 mortes para cada mil nascidos vivos.

Desde a década de 1930, a queda foi de 90,3%, embora o ritmo mais acelerado de redução tenha acontecido depois de 1960. Segundo o IBGE, os principais motivos para a queda foram políticas como o aumento do salário mínimo e a ampliação de programas de transferência de renda.


A maior redução no período aconteceu no Nordeste — 58,6%. Moradora da comunidade do Pilar, uma das áreas mais carentes do Recife, Sandra, Cláudia e Márcio constituem um exemplo dessa queda na região. Proprietária de um pequeno bar, Sandra Maria de Souza, de 50 anos, teve 11 filhos, mas só conseguiu criar quatro. Os quatro, entre eles Cláudia Maria da Silva, de 32 anos, deram a ela dez netos — e todos os nascidos vivos sobreviveram, como é o caso de Márcio da Silva Ferreira, de 8 anos. "Todos os netos nasceram vivos e se criaram", comemora Sandra.

Sandra conta que, “no seu tempo”, os filhos não tiveram direito à vacinação que os netos tiveram e que, ao contrário do que ocorreu com Cláudia (que tem três filhos), ela não contou com acompanhamento pré-natal.

O fenômeno da queda na mortalidade infantil é o que Eduardo Rios Neto, professor titular de Demografia e pesquisador do Cedeplar da UFMG, chama de “transição epidemiológica”. "O Brasil já está bastante avançado nessa transição, que é a passagem de causas pós-neonatais de morte para causas neonatais. Quanto mais subdesenvolvido é um país, mais as causas são pós-neonatais, que dependem das condições de vida."

Três motivos explicariam o avanço do país nessa transição, diz Rios Neto: "Um deles é a melhora de serviços de saúde. O segundo, o aumento da renda, com as pessoas comendo melhor, por exemplo. E terceiro, a queda da própria fecundidade no país, com menos crianças nascendo".

Apesar da melhora, o Brasil ainda está longe do nível de países desenvolvidos, como os da Europa e Japão, além de Cuba, onde o índice é de cinco mortes por mil. Para o IBGE, o índice de mortalidade infantil pode continuar em queda, mas os percentuais de redução não devem ser os mesmos. Isso porque, quando o nível é muito alto, medidas emergenciais, como a ampliação do saneamento básico e campanhas de vacinação, já diminui drasticamente a taxa. Agora, chegou-se a um nível em que as ações para diminuição devem ser mais específicas.
A queda da fecundidade foi outro destaque do Censo. Em 2000, o índice era 2,38 filhos por mulher e, em 2010, a taxa foi de 1,90. Ou seja, uma redução de 20,1%. A queda maior foi no Nordeste: 23,4%.
"O Rio e São Paulo já têm taxas no padrão europeu", afirma Luiz Antônio Pinto de Oliveira, coordenador de população de indicadores sociais do IBGE. "A redução da fecundidade está ligada ao planejamento do casal, à entrada da mulher no mercado de trabalho e ao estilo de vida urbano.

O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou nota na qual diz que a ministra Tereza Campello considera que os dados contribuem para rebater “mitos” em torno do Bolsa Família. “Os dados mostram que o Bolsa Família não incentiva a natalidade. Ao contrário. A queda é maior nas regiões que mais recebem os benefícios do programa”, disse a ministra.

FONTE: AGÊNCIA GLOBO 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

FELIZ ANIVERSARIO ELIANO E JOELMA

Hoje dia 20 de abril que faz idade nova são meu querido amigo Eliano ( ZÉ do big big) e minha querida ex aluna Joelma, que essa data se repita por uma infinidade de anos, que Jesus abençoe a todos, feliz aniversario.


terça-feira, 24 de abril de 2012

PARABÉNS A JOVEM POLYANNA (POPO)


Parabéns a você que hoje esta de idade nova, mais um ano de vida na bagagem, mais experiencias vividas, sejam elas boas ou más, todas lhe ajudaram a seres esse pessoa que es hoje, que o menino Jesus possa estar sempre abençoando seu caminho, o blog parabeniza de coração a você e a todos os aniversariantes desta data!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ACIDENTE ENVOLVENDO JOVENS NO CENTRO DE JAÇANA



Infelizmente o final de semana em Jaçanã ficou marcado por mais um acidente motociclístico. O cenário: "sábado inicio de noite,centro da cidade, na Rua Henrique Miguel, próximo ao CEIG,".
Dois jovens jaçanaenses que cruzavam de moto a rua citada acima, se chocaram ferozmente com um rapaz de Nova Floresta que trafegava no sentido do sitio Bujari.
Populares que testemunharam o ocorrido, relatam que os três aparentavam estado de embriagues e talvez tenha sido esse o principal motivo do acidente, alem é claro da falta de atenção e do excesso de velocidade, os mesmo populares relatam que o jovem Junior conhecido popularmente por (PAI DA MATA) no momento da colisão foi arremessado para longe do local, sofrendo assim várias escoriações e chegando a ficar desacordado, o mesmo foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel em Natal, mais já se encontra em sua residencia sem riscos aparentes.
Fica aqui um apelo do blog e que esse acidente e todos os outros sirvam de exemplo, bebida e velocidade não combinam, se beber não dirija, cuide da sua vida e da do próximo, afinal só temos uma vida e não queremos entrega-la ao acaso. 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

MULHERES RECONQUISTANDO O ESPAÇO PERDIDO

Desde a antiguidade as mulheres sempre ficaram em segundo plano devido se submeterem aos homens, essa visão já está ultrapassada, pois nos dias atuais tanto os homem quanto as mulheres tem os mesmos direitos e deveres, sendo que elas estão cada vez mais ganhando espaço nas profissões e na política entre várias áreas, esse espaço que elas estão ganhando cada vez mais estão se igualhando aos homens para compensar as injustiças do passado. Hoje em nível de Brasil e até no nosso estado elas estão no topo, o mais recente exemplo é a Mineira de Montes Claros a Ministra Carmen Lucia que foi eleita a primeira mulher a assumir a presidência do TSE e assumiu o posto ontem dia 18 de Abril, Cármen entra no lugar de Ricardo Lewandowski, também do STF, e seu vice será Marco Aurélio Mello, também ministro da Corte.

Ao ser eleita, em 6 de março, a ministra agradeceu a confiança dos colegas e fez referência às mulheres em seu discurso.
- Nós tínhamos uma população de 40 milhões de habitantes e tivemos, em 1934, quando a mulher votou pela primeira vez, 1,5 milhão de votos. Oitenta anos depois, somos quase 52% dos eleitores brasileiros, a despeito de os cargos de representação serem muito poucos exercidos por mulheres.
 Além de Carmen Lucia nos conhecemos outros grandes exemplos Femininos que dominam grandes postos ocupados em sua maioria por homens, como é o caso da Presidenta da Republica do Brasil Dilma Rousseff a nível de Brasil, Na  área da Educação Ângela Paiva é Reitora de uma das mais conceituadas Universidades do Brasil e maior do RN a UFRN. Dentro da Política no estado do RN três mulheres também figuram em postos mais importantes do Estado é o caso da Governadora Rosalba Cialine e da Prefeita da Capital Natal a Senhorita Micarla de Souza, além dessas duas tem a Dep. Federal Fátima Bezerra que foi a Dep. Federal mais votada do RN e o considerada por muitos a mais atuante no estado.
 Veja algumas imagens abaixo dessas mulheres mulheres citadas acima e uma a nível local:



VEREADORA TICA DE JAÇANA RN


MINISTRA CARMEN LUCIA
MICARLA, PREFEITA DE NATAL
ANGELA PAIVA REITORA DA UFRN
DEP. FÁTIMA BEZERRA
ROSALBA GOVERNADORA DO RN

FONTE: BLOG JAÇANÃ E REGIÃO EM FOCO







sábado, 14 de abril de 2012

ALUNOS DA EETCS REALIZAM OLIMPÍADA DE BIOLOGIA

 





Neste sábado, 14 de abril, foi um dia letivo em nossa Escola para os alunos do Ensino Médio. Como no ano passado, eles participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia que é organizada e realizada pela Associação Nacional de Biosseguramção e é aberta a Escolas de Ensino Médio públicas e privadas e todo o pais.
         Das cinco escolas públicas do Rio Grande do Norte inscritas no concurso deste ano, a nossa Terezinha Carolino mais uma vez se fez representada por alunos de todas as turmas. "É importante que nós oportunizemos aos nossos alunos a chance de disputar um concurso como este. Por isso inscrevi a escola mais uma vez", conta entuisiasmada a professora Jacilda Martins.
        Ao todo participaram da prova neste sábado 132 alunos de todas as turmas do Ensino Médio Regular. O certame teve início às 13h30 e término às 16h30 quando o último aluno deixou o local.
         A prova continha 30 questões de múltipla escolha que versavam sobre conteúdos como: botânica, ecologia, zoologia, biologia celular e genética. "Achei a prova muito difícil, principalmente para alunos do 1º ano, pois a prova é a mesma para as três séries e os alunos do 1º ano não veem os conteúdos de genética nessa série, por exemplo", analisa o Professor Robson Guedes.
         A aplicação da avaliação transcorreu sem nenhum problema e contou com a colaboração dos professores: Kelven, Iraneide, Vitória, Fátima, Socorro, Willy e Robson, além da estagiária Graça e do diretor Oton. As professoaras de Biologia Jacilda e Sheila, infelizmente não puderam estar presentes, pois são alunas de pós-graduação e tinham aula nesse dia, mas deixaram todas as orientações necessárias com o diretor da Escola para que a prova fosse aplicada.


UFRN DIVULGA EDITAL DE ISENÇÃO DO SEU VESTIBULAR 2013

A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, disponibiliza o edital para solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição no Vestibular 2013 a partir desta quarta-feira, 11, em seu site (www.comperve.ufrn.br).

Podem solicitar a isenção estudantes da rede pública nas seguintes condições: que tenham cursado, com aprovação, o 2º ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos ou 5ª a 8ª séries) e os dois primeiros anos do Ensino Médio em escolas da rede pública ou filantrópicas e estudantes que tenham cursado ou estejam concluindo o último ano do Ensino Médio ou equivalente em escolas da rede pública ou filantrópicas.

Quem foi contemplado com isenção em 2012 e não utilizou o benefício ou candidatos que tenham faltado às provas não receberão isenção para o vestibular 2013.

A inscrição para solicitar isenção será realizada exclusivamente via Internet, das 8h do dia 23/04 às 23h59 do dia 21/05. A divulgação dos candidatos selecionados será pelo site da COMPERVE a partir de 09/07. Para mais informações, acesse o site da COMPERVE - www.comperve.ufrn.br.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

FESTA NA ESCOLA ESTADUAL TEREZINHA CAROLINO DE SOUZA

Amanha dia 14 de abril ira acontecer na quadra da EETCS mais uma "BALADA JOVEM",  com a participação dos Dj's Marcos Antônio e Gustavo Camelo e ainda para fazer todo mundo dançar teremos também a Banda Pegada de Menino, vocês não podem perder vai ser um estouro.

PREÇO: HOMEM --> R$ 3,00         MULHER --> R$ 2,00

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ACIDENTE QUE POR POUCO NÃO FAZ VITIMAS FATAIS EM JAÇANÃ







A quinta feira santa amanheceu bastante movimentada em Jaçanã, pena que essa movimentação girou em torno de algo ruim, mais ou menos as oito da manha um senhor saia do posto de gasolina com seu veículo completamente desgovernado, e antes mesmo de causar o acidente das fotos acima, ainda bateu em uma das bombas do posto, segundo algumas testemunhas oculares o carro saiu completamente sem controle, fez a curva em alta velocidade na contra mão e se chocou com um casal que vinha de moto.
Testemunhas afirmam que o pior só não aconteceu porque o casal ao perceber a situação se jogou de cima da moto e segundos após a mesma foi pega pelo carro. A ambulância e os policiais foram acionados as ocorrências e medidas foram tomadas, mas graças a Deus todos estão bem  e isso é o que realmente importa.